Prezados,
Abaixo o registro prodigioso da colega de curso VDCA? BOA PERGUNTA!, Mônica Peterossi, sobre a violência doméstica de natureza psicológica.
"Muitos se escandalizam diante das estatísticas de violência doméstica, sem se dar conta de que a agressão verbal é outra forma de ataque".
Leonardo Demontier
Como você é lerdo!
Bem feito!
Espera só seu pai chegar!
Mamãe volta rapidinho!
A vacina não vai doer nada!
Se não se agasalhar, vai tomar injeção!
Não vá lá, tem bicho-papão!
Você não faz nada direito!
Não fez mais do que a obrigação!
Pára de chorar, menino!
Depois eu levo você!
Tão teimoso quanto o pai!
Seu pai não presta!
Ele nem veio te visitar!
De quem você gosta mais: do papai ou da mamãe?
Olha que o papai noel não traz presente!
Sua(seu) irmã(o)vai tão bem na escola e você não!
Não sei e não me amola!
Você é criança, não entende disso!
Infelizmente, esta é a forma menos divulgada de violência doméstica e de difícil caracterização, porque não deixa marcas visíveis de comprovação imediata, mas se torna o modo mais comum de dominação dos pais sobre seus filhos, porque esbarra na questão do processo de educação familiar, nas normas internas, no caráter disciplinado e do poder das leis e dos costumes herdados socialmente, que partem do pressuposto de que os pais são livres para educar seus filhos conforme suas crenças, valores e estilos de vida.A criança, POR SUA VEZ, ACREDITA QUE É MERECEDOR DESSA AGRESSÃO E SENTE- SE CULPADO PELOS SENTIMENTOS DE RAIVA AGRAVADOS PELO CONFLITO AMOR - ÓDIO que sente em relação aos pais, vistos como forma de proteção e autoridade e, ao mesmo tempo, de humilhação.ISTO É MUITO SÉRIO NA VIDA DE UMA CRIANÇA!!!!!!!!!!!
Mônica Peterossi.
4 comentários:
Esqueci de pôr a fonte da imagem postada:http://blog.cancaonova.com/ciadeartes/files/2007/04/2694596-md1.jpg
Sando
Olá Sandocleber meu nome é Herbert e gostei muito do assunto abordado em seu blog, sou estudante de psicologia e acredito q as palavras negativas e de repressão refletem no futuro da criança em forma de traumas. Isso é um reflexo de nossa cultura conservadora onde crianças são tratadas como inferiores aos adultos, precisamos mudar essa situação de violencia atraves da concientização e educação.
Parabens pela iniciativa !
abraços
Olá Sandocleber achei maravilhoso esse assunto que você está abordando, meu nome é Alex tenho 15 anos e estou cursando a 8º série do Ensino Fundamental e queria agradecer as pessoas que batalham muito pelos direitos da criança e do adolecente.E queria também dizer que as crianças de hoje serão
o futuro de amanhã, e para que isso aconteça devemos optar por outras formas de ensino(sem violencia)preservando sempre a imagem da criança quando necessário, e denunciar qualquer tipo de agressão fisica decorrete dos responsáveis da criança(pai,mãe,etc...). Parabéns Sandocleber por esse trabalho tão marilhoso que você faz
abraços
Prezados Herbert e Alex,
Grato pela visita e participação. De fato algumas palavras proferidas por pais e/ou responsáveis são tão prejudiciais que por vezes deixam marcas psiquicas indeléveis.
Que as crianças do hoje possam ser adultos de amanhã sem seqüelas produzidas pela Violência Doméstica.
Abraço,
Sando
Postar um comentário